COMPARTILHE
Aplicativo
Aplicativos podem ser ferramentas interessantes para o professor que deseja aperfeiçoar seu inglês

Aplicativos podem ser ferramentas interessantes para o professor que deseja aperfeiçoar seu inglês. Um deles é o LearnEnglish Grammar, app gratuito lançado pelo British Council com lições sobre diferentes temas e seções para revisar e testar o conhecimento, tanto no inglês britânico quanto no americano. Apesar de grátis para os sistemas iOS e Android, o usuário precisa pagar para acessar o conteúdo completo. O English Grammar Ultimate é opção gratuita para treinar o idioma, focado em regras gramaticais e com explicações mais longas e exemplificadas sobre as lições. Além das opções comerciais, o Ministério da Educação, em parceria com a Capes, desenvolveu o programa Inglês Sem Fronteiras, cujo principal objetivo é incentivar o aprendizado de idiomas e aperfeiçoar a experiência dos alunos do programa Ciência Sem Fronteiras. O portal possui opções para aprender inglês e francês presencialmente ou à distância.


Novidades na rede/Sites, apps e outros recursos

PÓS NO EXTERIOR/Manual online

Educadores interessados em uma experiência de pós-graduação internacional podem acessar gratuitamente o Manual da Pós em Educação no Exterior, feito pelas Fundações Estudar e Lemann. O material traz desde as informações básicas de documentos necessários para inscrição até análises de instituições norte-americanas e europeias, além de dicas no processo seletivo. No manual, o interessado também encontra as principais diferenças entre os mestrados em Educação oferecidos no Brasil e no exterior, sites onde obter mais informações e como funcionam as bolsas de estudo. O cadastro deve ser feito no site.

APP/Mapas do mundo

O aplicativo History: Maps of World para celular ou tablete com sistema iOS e Android oferece mapas do mundo todo e por região ao longo da história dos últimos 500 anos. É possível comparar a geografia atual a de 1914, de 1772 e a mapas do século XVI e analisar mudanças tanto políticas, culturais com de fenômenos naturais recentes. Uma barra de busca permite procurar por continente, país, e, em alguns casos, cidades. O aplicativo, em inglês, também sugere comparações entre lugares e anos conforme a pesquisa feita. Uma vez baixado, não exige internet para navegação e pode servir inclusive para consulta sobre geografia política e de relevo atual.

Mais concentração/App

A profusão de informação, sites e redes sociais pode ser o maior inimigo da concentração na hora de escrever ou estudar. Para ajudar os mais despertos, programas de computador e apps podem bloquear alguns sites predeterminados para melhorar o foco durante os estudos. Um deles é o Cold Turkey, recomendado para usuários do sistema operacional Windows. Após o download e instalação, é só incluir em uma lista os sites que contribuem para a distração. Outro é o Self Control, cuja vantagem é definir por quanto tempo os sites permanecerão bloqueados. Após iniciada a contagem do tempo, o aplicativo não permite o acesso aos sítios selecionados até o final do tempo anteriormente estipulado.

Organização/APP

Com foco na organização escolar, o app InClass possibilita a visualização dos horários de trabalho, além do compartilhamento de anotações interativas com fotos e áudio. Alarmes de tarefas que ajudam a lembrar de prazos e lista de contatos completam o pacote. É compatível com o sistema iOS. Disponível para uso no computador, smartphone ou no leitor digital Kindle, o Trello é outra ferramenta versátil, que pode ser útil para a organização da rotina escolar do professor. Após cadastro, o usuário pode organizar as tarefas por nível de prioridade ou nível de frequência. É compatível com iPhone, iPad, Android e Kindle.