COMPARTILHE
Mapa da Síria

Seis minutos e 15 segundos. Este é o tempo que o internauta leva para compreender, ainda que superficialmente, uma grave questão da atualidade: a crise dos refugiados da Síria e seus desdobramentos em territórios como a Europa. No verão de 2015, o velho continente presenciou o segundo maior fluxo de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.


A produção audiovisual elucida o início da tensão migratória perpassando a ditadura da família Al-Assad, a primavera árabe, a guerra civil e o fortalecimento do Estado Islâmico no país. A animação mostra também porque o Ocidente está errado em relação aos principais argumentos que utiliza com o intuito de não receber a população síria. Publicado em setembro de 2015, o vídeo já tem mais de 4 milhões de visualizações. Confira:

Por meio de animações nesta linha, bastante didáticas e visualmente atraentes, o canal do YouTube “In a Nutshell – Kurzgesagt” vem explicando para o público leigo não só este como outros temas que envolvem certo grau de complexidade de maneira rápida, simplificada e acessível.

No ar desde 2013, o veículo lança em média um novo vídeo por mês. As produções não estão restritas ao campo da Geopolítica e abarcam conceitos científicos como matéria e energia escura, como funciona a energia nuclear, como seu corpo reage ao vírus Ebola, entre outros. No conteúdo abaixo, por exemplo, é abordado o que aconteceria se um buraco negro do tamanho de uma moeda aparecesse do nada perto de você.

Baseado em Munique, na Alemanha, o estúdio responsável pelas produções leva o mesmo nome do canal e define seu trabalho com a seguinte frase: “Nada no universo é chato se você conta uma boa história”. Todos os vídeos trazem legendas em português.

Saiba mais
In a Nutshell – Kurzgesagt