COMPARTILHE
Protesto
Manifestação de estudantes na praça da Sé

O secretário Estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, anunciou nesta manhã de segunda-feira pós-Enem o plano de reorganização escolar que tem causado protestos há um mês.


Ao todo, 94 escolas estaduais deixarão de existir. Os prédios de 66 serão disponibilizados para uso dos municípios e de outras 28 ainda estão em estudo.

Leia também: Desinformação sobre escolas cria boataria e pânico

O número de unidades fechadas representa 2% do total da rede. As instituições que terão alteração em seu funcionamento são muitas mais.

Das 5,1 mil escolas estaduais de São Paulo, 754 que atendiam a diferentes etapas de ensino passarão a funcionar em segmento único, só Ensino Fundamental ou só Ensino Médio.

As justificativas são um aumento no desempenho “segundo avaliação da secretaria” e uso das salas ociosas em centenas de unidades por conta da municipalização e mudança demográfica ao longo dos anos. Desde 2000, o número de alunos caiu de 5,5 milhões para 3,8 milhões. Quase 10% destes, 311 mil estudantes, mudarão de escola no ano que vem.

Para especialistas ouvidos por Carta Educação na semana passada, o real motivo da reorganização escolar é economizar custo.

No próximo dia 14, a Secretaria pretende fazer um dia D em todas as escolas envolvidas para receber pais e alunos. O movimento “não fechem minha escola” que tem aglutinado os protestos em todo o Estado, promete continuar buscando reverter a medida.

  • Tamosai

    Os fatos falam por si mesmo. Só falta aquela senhora que destilava seu ódio na Livraria Cultura no dia da sabatina do Haddad (caso contrário, ela não entraria em livrarias) dizer: esta aqui é a terra dos coxinha (sic).

  • geizi carla

    Reorganização Escolar? Fui a única a achar esse título fora do contexto? Estão fechando, recuando, abandonando o ensino no estado, e não, nunca reorganizando as escolas! 🙁

  • ricardo

    fecharam depósitos. um país sério não gastaria mais um centavo neste sistema de ensino. fazer escolas, hospitais etc, não é difícil, o problema é mantê-los funcionando direito, não é o caso. escola é para quem quer aprender.

    • Daniel Bacellar

      Ou seja, se você tiver um problema em seu estômago, vai parar de comer para sempre. É isso que você quer dizer?

      As escolas particulares são, em sua maioria, iguais às públicas ou piores que elas. Qual seria a solução, então, na sua opinião? Abandonar a educação de uma vez por todas e mandar todas as crianças para países com boas escolas?

      • ricardo

        a escola deve voltar a ser um local de transmissão de conhecimento, isso se quisermos mudar algo, e não um local onde as crianças ficam para os pais trabalharem. com essa sua puerilidade, continuamos como o cachorro correndo atrás do rabo.

    • Daniel Bacellar

      Aliás, sugiro ler a Constituição Federal. Educação é um “direito de todos e dever do Estado e da família”, de acordo com seu artigo 205.

      • ricardo

        e?

  • PEDRADURA

    Não sei porque nos governos do PSDB a uma contramão do progresso, fechando escolas! não seria ao contrario … Aqui no Paraná não esta diferente, o Governador do PSDB também esta fechando e acabando com o PRONATEC e tudo que é curso profissionalizante…Será que a frase quanto mais burro melhor, é a bandeira do partido!!

    • Gustavo

      PRONATEC é cópia de um programa do próprio PSDB….

  • Gustavo

    Como a própria matéria já diz, muitas dessas que estão “fechando” vão para o município e outras ainda estão em estudo. Isso bom!!! o Ensino público há anos é um fracasso, tava na hora mesmo de uma reorganização e reestruturação….

    mas esse tipo de ação sempre encontra obstáculos do reacionários!!!

  • Shardess

    Sei reorganização, reorganizar essa grande quantidade de alunos e nem falaram detalhadamente como vão fazer nisso, todos já sabem onde vai dar né? Esse alunos vão perder suas escolas e não serão reorganizados, o governo deste estado não tem capacidade para fazer isto, fato.

  • A proposta do governo Geraldo Alckmin que separa as escolas
    por ciclos vai melhorar a qualidade da educação. Os alunos terão material,
    mobiliário e atendimento voltados a sua idade. Nenhum aluno ficará a mais de
    1,5 Km de sua casa. Nenhuma escola ficará fechada. As escolas ociosas serão
    usadas para novas creches, Etecs e Fatecs. As escolas já separadas
    por ciclos apresentam rendimento muito superior às demais. É a prova que as
    mudanças estão corretas. A Apeoesp sempre será contra qualquer proposta do
    governo de SP. Eles não defendem a educação, o que eles defendem são os
    interesses do PT.

  • Daniel Machado Dacol

    A educação no Brasil é uma catástrofe. Todos sabem que algo precisa ser feito. O projeto me parece bom. Entendi o que o governo está querendo com ele. Agora, toda mudança gera desconforto. Principalmente se você fica lendo somente os artigos da CC. Vou dar um exemplo, moro em SP, em frente a uma escola municipal, que hoje está com somente 30% da sua capacidade sendo usada. O que é melhor fazer? Manter uma estrutura enorme só para manter a escola funcionando ou direcionar os recursos que são aplicados nela para locais em que existe demanda maior? O projeto do governo do estado está tentando equalizar isso. Se você não entendeu, leia mais.

  • PEDRADURA

    Realmente a Politica burra para os pseudos inteligentes!! Discursos prontos como soubessem e compreendessem onde esta a ponta que amarra… Mas esse é País que merecem e a minoria vai ter aquentar…Aliás porque será que PAULISTANO sofre tanto!! deve ter uma cultura acima do Sul para deixar o PSDB no poder!!

  • PEDRADURA

    AH! esqueci de citar Minas Gerais.. Uma vergonha na Educação..quem será que governou por lá! Parabéns cambada de cegos!!

  • BrunoM

    Muito interessante o programa! Eu participei, é grátis e acessível para todos os estados do Brasil.
    Indico para jovens que levam educação e empreendedorismo a sério.

  • Mauro Alvim

    “O projeto de redução é com base em estudos”. Estudos estes baseados em critérios criados pela própria secretaria. Minha esposa é pedagoga, trabalha na rede pública estadual de ensino, e sempre me relata do absurdo que existe hoje da aprovação do aluno. Não sei se o senhor já visitou uma escola estadual em uma periferia de sua cidade, mas hoje, alunos na rede estadual estão sendo aprovados sem sequer saber ler !!!! Existem alunos de 10, 11 anos que são analfabetos ainda, e os mesmo são aprovados e vão para o ano seguinte. Isso mesmo ! Alunos da quarta, quinta série! Se acha que estou mentindo, converse com um professor da rede pública.

    • joana

      mas se alunos são aprovados sem se quer saber ler ai é o professor q decide ?

  • Pingback: Fechamento de escolas: Beto Richa é pressionado e recua | Desacato()

  • Pingback: Fechamento de escolas: Beto Richa é pressionado e recua | auá guaraní()

  • Pingback: Rede Emancipa no Combate à Reorganização Escolar ‹ Rede Emancipa()

  • joana

    apv não precisa nem ler materia pra saber do q se trata, todo mundo já ta bem informado do assunto, fala serio, estudo de como roubar mais né?

  • juliana

    porque os prédios das “creches” serão simplesmente entregues aos municípios que não tem uma reserva de verba pra isso e foram pegos de surpresa como todo mundo e os outros eles ainda não sabem informar o uso, ou seja, cao do governo pra não admitir o corte de custos. A nota do estado de são paulo, em educação, vem piorando a cada ano e por mais que tenha diminuído o numero de alunos as salas ainda estão superlotadas.

  • Pingback: Emicida visita escolas ocupadas: “É o tipo de coisa que me inspira” | EMICIDA()

  • Pingback: Emicida visita escolas ocupadas: “Se for pra tomar umas borrachadas, nóis vai tomar também” | EMICIDA()

  • Dura_Realidade

    Adorei ver a APEOESP(CUT) apoiando o movimento dos alunos em prol da educação!
    Espero que isso não pare por aí!
    Afinal, escolas municipais também precisam ser salvas!
    Independentemente do partido no governo, o importante é melhorar e defender a educação!
    Precisamos ver também os alunos que ocuparam Universidades Públicas Federais!
    Eles também lutam por um futuro melhor!

  • Bonfim0Alex

    ???