COMPARTILHE
Conteúdo do kit da Tag

Com a proposta de promover encontros para debater um livro recentemente lido pelo grupo e, assim, expressar as impressões e críticas de cada um acerca daquela obra, os clubes dos livros foram importantes espaços de discussão e difusão literária entre amadores.


As reuniões sediadas em casas, cafés e outros locais de convívio tinham ainda outro mérito: estimular leituras que o indivíduo, por conta própria, talvez não tivesse a iniciativa ou o interesse de se debruçar.

O modelo funcionou com sucesso por algumas décadas, mas praticamente desapareceu depois da disseminação da internet e a possibilidade de fazer os debates em rede. Mas deixou também muita gente saudosa como o então estudante Gustavo Cunha.

“Conheci meus dois sócios, o Arthur e o Tomás, na época em que estudava administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sempre conversávamos sobre literatura e trocávamos impressões sobre nossas leituras. Então, no início de 2013, coincidiu que nós três estávamos finalizando ciclos profissionais e resolvemos nos encontrar para conversar sobre a possibilidade de darmos vida a um sonho: o de trabalhar com livros”, conta.

O desejo de trabalhar com os livros, porém, ainda não tinha contornos muito definidos. Os estudantes cogitaram abrir uma livraria, uma editora, mas então veio a memória do clube do livro.

“Lembramos do antigo Círculo do Livro, um grande clube de leitura que fez sucesso nas décadas de 80 e 90, presente em nossa infância, e começamos a imaginar como seria se lançássemos algo parecido, como uma versão revisitada do antigo clube”, conta Gustavo.

Nessa época, via-se um verdadeiro boom dos clubes de assinatura destinados aos mais diversos produtos como vinhos, cervejas e alimentos saudáveis e os empreendedores imaginaram que seria um bom momento para lançar-se na empreitada. Após meses concebendo a ideia, surgiu em agosto de 2014 a TAG – Experiências Literárias.

Kit da Tag Experiências Literárias

O serviço entrega na casa do associado, mensalmente, um kit que inclui livro, revista, entre outros itens relacionados à temática do mês.

A ideia é oferecer uma experiência de leitura diferente da que a pessoa encontra ao adquirir um livro em uma loja.

O associado pode escolher receber um livro por mês ou um livro a cada três meses. Para receber todos os meses, o valor é R$ 69,90 com frete incluso. O plano de recebimento a cada três meses é R$ 79,90. Nessa segunda opção, o associado receberá de três em três meses a partir do mês em que ingressou para o clube e o pagamento acompanha essa periodicidade.

Para montar os kits, todos os meses, é consultado uma referência do cenário intelectual, que indica o livro que mais marcou sua vida.

Entre os nomes já ouvidos estão o escritor Luis Fernando Verissimo, o educador José Pacheco, o médico Patch Adams, o comediante Gregório Duvivier, o cientista Marcelo Gleiser, entre outros.

“Não temos um processo formal para escolher os curadores. Buscamos sempre estar atentos para jornais e revistas, a fim de apresentar aos associados pessoas de destaque em suas áreas de atuação, como a cientista Suzana Herculano, nossa curadora de dezembro”, explica Gustavo.

Além de enviar a obra sugerida pelo entrevistado, o kit traz uma revista exclusiva que tem o objetivo de enriquecer a experiência de leitura, com informações a respeito do curador, seus motivos para ter indicado o livro, curiosidades sobre o autor e sua obra. Para tornar tudo mais interessante, a cada mês é também enviado um “mimo”. “Quando foi Orgulho e Preconceito, por exemplo, o kit incluía um chá inglês”, conta Gustavo.

Com o intuito de tornar o recebimento e a abertura da caixa um momento especial, o livro é sempre uma surpresa. “Não revelamos a obra que será enviada para manter a curiosidade até último minuto. Mantendo o título em segredo, aumentamos a ansiedade e garantimos que a pessoa terá a experiência completa, lendo a revista sem nenhuma opinião previamente formada”.

Mas para que a curiosidade pelo título da obra não seja substituída pela insegurança de já possuí-la, cada revista contém um teaser do livro seguinte, trazendo informações suficientes para o leitor reconhecer a obra e solicitar a troca.

Neste caso, o associado pode optar por um livro que mantenha a temática do mês (como o livro de um curador) ou trocar por um kit passado que esteja disponível em estoque.

Saiba mais
Tag Livros