COMPARTILHE

Dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o estilo musical e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nessa data em 1985.


O rock surgiu como forma de expressão e reivindicação de muitas pessoas que se sentiam excluídas da sociedade. Com canções carregadas de críticas e contestações, é muito comum retratarem eventos históricos e movimentos sociais.

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o Stoodi, plataforma de estudos online, montou uma lista com músicas que podem ajudar o estudante a conhecer alguns temas importantes.

Sunday Bloody Sunday – U2

O “domingo sangrento”, cantado pelo grupo U2, foi uma manifestação civil em Derry, na Irlanda do Norte, contra a polícia britânica. Ela aconteceu em 30 de janeiro de 1972. As pessoas que faziam parte da passeata estavam protestando porque acreditavam que as autoridades estavam prendendo sem provas e julgamentos, apenas alegando que as pessoas faziam parte do grupo terrorista IRA – que queria a independência da Irlanda. O resultado não foi bom. Os manifestantes foram fortemente reprimidos, somando 13 mortes e 26 feridos. Vale ressaltar também que o cenário religioso passava por instabilidade.

Hurricane – Bob Dylan

Essa música do Bob Dylan é uma homenagem ao boxeador Rubin Carter, conhecido como Hurricane. Ela retrata o racismo, principalmente, a questão da criminalização dos negros. O lutador de peso-médio foi condenado por um crime que não cometeu e teve que interromper a sua carreira que estava em ascensão. Ficou preso por 15 anos pelo homicídio de três pessoas. Esse é um exemplo que ilustra o preconceito racial e pode cair muito bem como tema de redação, por exemplo.

Assaltaram a Gramática – Os Paralamas do Sucesso

Sabe aquela história de “é licença poética ou erro de português?”. Então, é justamente sobre isso que fala a música interpretada pela banda Os Paralamas do Sucesso. Esse rock nos instiga a pensar sobre a produção das letras e conteúdo de nossas músicas. Será que essa “poesia” – termo utilizado na canção – está no local certo? São válidas todas as alterações fonéticas, lógicas e gramaticais? A visão do grupo não é muito positiva.

Another Brick In The Wall – Pink Floyd

Outra música que pode ser base para argumentos em sua redação é essa canção do Pink Floyd. Ela faz uma crítica ao sistema de educação que não atua na vida do aluno como mecanismo possibilitando a formação de um cidadão crítico, mas apenas controlando uma massa passiva e mecânica. A música descreve um professor autoritário e rígido com as crianças que, de certa forma, é frustrado com a situação de sua vida pessoal.

War Pigs – Black Sabbath

A crítica à guerra é feita de forma nua e crua pela banda de rock Black Sabbath. A música contesta o papel político que instaura inúmeras guerras, mas não vai aos conflitos armados defender o país. Eles descrevem o cenário dos campos de batalha de forma desumana, com muito sofrimento. Nota-se no local muito sangue, mortos, ódio e mentes vazias.

Hallowed be Thy Name – Iron Maiden

Aprender conteúdos de História pode ser mais fácil com o Iron Maiden. O grupo de rock aborda em suas músicas os temas mais diferentes possíveis: desde a pré-história, passando por biografias, até chegar nas mais diversas batalhas e conflitos armados. A música “Hallowed be Thy Name” descreve, em primeira pessoa, momentos antes de um herege ser condenado à execução pela Inquisição. Vale lembrar que os hereges eram pessoas acusadas pela Igreja Católica de crimes contra a fé.