COMPARTILHE
Bernie Sanders durante as primárias de New Hampshire

Em primeiro lugar: o que são eleições primárias?

São eleições nas quais cada partido americano (o Partido Democrata e o partido Republicano) escolhem quem vai disputar as eleições presidenciais. A próxima eleição presidencial dos Estados Unidos ocorre em novembro.

Os partidos fazem uma eleição antes da eleição?

Sim. Na verdade, são várias. Cada estado vota para dizer qual pré-candidato é seu favorito, tanto para democratas quanto para republicanos.

E essas eleições primárias acontecem todas ao mesmo tempo?

Não, elas acontecem em etapas. Iowa foi o primeiro estado a promover o pleito (disputa). Ao longo dos próximos meses, até junho, todos os 50 estados americanos farão as suas primárias.

Quem pode votar?

Depende do sistema escolhido por cada estado. Existem três: o fechado (no qual apenas eleitores democratas votam nas primárias democratas e apenas eleitores republicanos votam nas primárias republicanas), o aberto (em que qualquer eleitor pode votar) e o “caucus” (quando os membros do partido discutem antes de votar).

O republicano conservador Donald Trump, que venceu a primária em New Hampshire
O republicano conservador Donald Trump

Quer dizer que, antes de disputar as eleições presidenciais, os candidatos têm que passar por esse monte de eleições?

Sim, é um processo de escolha muito cansativo e que demora meses.

E se um candidato ganha a maioria das eleições primárias?

Se um candidato ganha a maioria das primárias é quase certeza que ele será indicado pelo partido para ser o candidato que irá disputar a eleição presidencial de fato. Mas isso só acontece oficialmente na convenção nacional do partido, promovida logo após o final das primárias.