COMPARTILHE
clima terra
Fenômenos como El Niño podem contribuir com variações temporárias da temperatura média global

O que é o El Niño?


Ele é um fenômeno que acontece na atmosfera e no oceano. Quando as águas do Oceano Pacífico Tropical se aquecem além do normal, acabam mudando o clima do mundo todo.

Por que o fenômeno tem esse nome?

“El Niño” quer dizer “o menino”, uma menção ao menino Jesus, já que os primeiros a perceber o fenômeno foram pescadores peruanos por volta de 1600, justamente na época do Natal.

O que muda no clima do planeta?

Basicamente, há uma mudança nos padrões de vento, o que acaba afetando as chuvas nos trópicos e nas regiões com latitude média.

Afetando como? O que pode mudar quando acontece o El Niño?

São muitos os exemplos que podemos citar. Um deles é na América do Sul. Sem o El Niño, a pesca no litoral do Chile e do Peru é muito abundante. Isso acontece porque quando as chuvas e os ventos são normais, a água do oceano fica mais alta na Indonésia do que na região próxima ao Equador.

Como a água é deslocada em direção ao oeste, as águas mais profundas próximas à América do Sul conseguem chegar à superfície. Essas águas estão cheias de alimentos, o que agrada e atrai os peixes. Como muda os ventos, o El Niño impede que isso aconteça, e a água superficial (e mais quente) não permite que a mais profunda suba.

Mas e as chuvas e coisas assim? Acontecem por causa do El Niño?

Sim. Como já dissemos, ele muda o clima do mundo inteiro, principalmente na região do Oceano Pacífico. Por exemplo: causa chuvas em excesso na costa da América do Sul, aquece o inverno em alguns estados dos EUA, causa secas na África e na Austrália, verões mais quentes que o normal na Europa.

Qual é o efeito no Brasil?

Ele aumenta as temperaturas nas regiões Norte e Nordeste e causa excesso de chuvas no sul, o que prejudica muito a agricultura local. As chuvas no semiárido do Nordeste diminuem ainda mais.

O El Niño acontece todo ano?

Não. Ele costuma acontecer em intervalos de dois a sete anos.

COMPARTILHE
Previous articleA escola tem um papel fundamental para romper com a cultura de estupro
Next articleNo semiárido, o intercâmbio entre academia e populações tradicionais
O Me Explica é um site que fala sobre as notícias de um jeito fácil de entender. Fundado pelo jornalista Diogo Antonio Rodriguez, sua missão é apresentar os princípios do bom jornalismo a todos os cidadãos. Quer mandar uma pergunta? Escreva para [email protected]