COMPARTILHE

No próximo domingo, 4 de novembro, será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contemplará as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.


A segunda prova, marcada para o dia 11, contempla as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Uma das grandes expectativas para o primeiro dia se dá em torno do tema da Redação. A aposta de especialistas é que se tenha um tema relacionado a questões sociais. No ano passado, os estudantes tiveram que escrever sobre “desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Em 2014, por exemplo, o tema foi “Publicidade infantil em questão no Brasil’.

Leia Também:
Educar surdos é desafiador e possível

Para ajudar os candidatos que farão a prova este ano, o Videocamp criou uma playlist “Para se dar bem no Enem“. São 32 conteúdos  audiovisuais que trazem em suas narrativas temas atuais, que podem ajudar os estudantes tanto no argumento da dissertação, quanto em questões da prova que considerem conhecimento multidisciplinar.

Os filmes – alguns acompanhados de materiais de apoio – abordam áreas da educação, infância, direitos humanos, meio ambiente, política, questões sociais ou de gênero.

Confira o resumo de alguns títulos da playlist. A seleção é gratuita:

Tupinambá – O Retorno da Terra
Reunindo depoimentos e imagens de arquivo, o documentário focaliza a luta dos Tupinambás da Serra do Padeiro (sul da Bahia, Brasil) pela recuperação de sua terra.

Ep. 1 – Corações e Mentes I O Universo Dos Outros
Um mundo de sujeitos transformadores pressupõe que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. E é na escola que começamos a aprender como usar essa ferramenta.

Pro Dia Nascer Feliz
Em três estados brasileiros, em classes sociais distintas, adolescentes falam da vida na escola, seus projetos e inquietações numa fase crucial de sua formação. Professores também expõem seu cotidiano profissional, mostrando um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.

Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar, e a descoberta de um fato assustador que aconteceu durante os anos 1930.

Sertão Resistente
O longa narra a história de três mulheres peculiares que combatem o machismo.

Sob a Pata do Boi
A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Essa mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país.

Vestidas de Noiva
Um Documentário Sobre o Casamento Homoafetivo no Brasil: O documentário traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil, enquanto acompanha o processo de casamento de duas mulheres.

Meu Corpo é Político
O documentário aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.

Casamento Infantil
O Brasil é o quarto maior país do mundo em números absolutos de casamentos infantis. O documentário explora o impacto dessas realidades enquanto pesquisadores, cientistas sociais e legisladores, entre outros, discutem o impacto desses números no país.

Parece Comigo
O documentário explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar esse cenário.