COMPARTILHE

Refletir sobre a juventude é observar atentamente as questões comuns a esta fase da vida. No período em que se encontram transformações de ordem fisiológica e sociológica, dada a aquisição de novas responsabilidades e formas de se relacionar com o mundo, os conflitos pessoais tornam-se bastante comuns.


Para apoiar a discussão e o diálogo sobre esta etapa e memorar o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, o Carta Educação selecionou 12 filmes que depositam diferentes olhares sobre as diversas juventudes.

1. Juno (2007)

O filme conta a história de Juno MacGuff, uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravida do amigo Paulie Bleeker. A garota tem dificuldades de lidar com a gravidez precoce e busca formas de resolver a maternidade.

2. As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Charlie passa por um período conturbado tentando se adaptar à nova escola. O jovem se sente deslocado no novo ambiente, até que dois novos amigos, Patrick e Sam, se aproximam do garoto.

3. Edukators (2003)

Jan e Peter são jovens rebeldes contemporâneos que pensam que podem mudar o mundo. Autodenominados Edukators, os garotos expressas suas indignações de maneira pacífica, transgredindo algumas regras.

4. Pro Dia Nascer Feliz (2006)

No documentário, meninos e meninas falam das alegrias e das angústias de ser jovem e das dúvidas que pairam sobre quem são e sobre o futuro.

5. Meninas (2006)

O documentário aborda o tema da gravidez na adolescência acompanhando a realidade de quatro meninas que moram em áreas populares do Rio de Janeiro.

6. Clube dos cinco (1985)

Por cometerem alguns delitos, cinco adolescentes são confinados na escola em um sábado com a tarefa de escrever redações sobre o que pensam de si mesmos.

7. Cidade de Deus (2002)

Buscapé é um jovem que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. O garoto usa seu talento com a fotografia para registrar a vida no local e se afastar do caminho do tráfico e das disputas recorrentes no território.

8. Últimas conversas (2014)

O documentarista Eduardo Coutinho entrevista jovens de 16 a 18 anos de escolas públicas do Rio de Janeiro para conhecer quais são as expectativas e percepções da vida adulta.

 9.  Juventude Transviada (1955)

O filme, clássico, retrata a juventude problemática de Jim Stark, que se envolve em situações de embriaguez, prisão e desentendimentos com gangues rivais.



10. O ano que meus pais saíram de férias (2006)

Os pais de Mauro precisam viajar inesperadamente e o deixam aos cuidados de um vizinho judeu, o velho Shlomo. O filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970.


11. Persépolis (2007)

A animação conta a história de Marjane Satrapi, uma garota de nove anos que cresce no Irã, durante a Revolução Islâmica. A partir de seu olhar, ela narra a tomada do poder pelos fundamentalistas e as dificuldades vivenciadas por seu povo.

12. Vidas sem Rumo (1983)

O filme conta a história de três órfãos que vivem no subúrbio da cidade de Tulsa, em Oklahoma. Pobres, eles vivem uma realidade marcada pelas diferenças sociais, com subempregos e perseguições da polícia.