COMPARTILHE
Aluna escrevendo

Argumentamos o tempo todo. Nas interações familiares, nas situações do trabalho, nas rodas de conversa entre amigos, somos constantemente impelidos a apresentar nossas opiniões e validá-las. Seja oralmente ou por escrito, argumentamos antes mesmo dos professores nos ensinarem tecnicamente como o fazer nas salas de aula. Assumir uma posição, trocar ideias, discutir, convencer o outro: tudo isso relaciona-se ao ato de argumentar.


Nessas diversas situações comunicativas em que apresentamos nossos pontos de vistas, também percebemos que essa ação pode ser bem-sucedida ou falhar quando não conseguimos mostrar com clareza o raciocínio que nos levou a emitir aquela opinião e, portanto, atingir os efeitos desejados.

Em Escrever e argumentar, as professoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias ensinam técnicas para construir um texto bem argumentado. Quais são as estratégias para começar, desenvolver, articular e concluir um texto? Como aproveitar nosso repertório textual para argumentar? Como construir um texto “bem amarrado”? Estas são algumas das perguntas que a obra dá conta de responder ao longo de seus nove capítulos.

Para tornar a abordagem mais didática, o livro faz uso de diversos exemplos argumentativos em textos de jornais, revistas e livros. Além disso, traz propostas de atividades para que os leitores exercitem na prática o conteúdo aprendido.

CapinhaEscrever e argumentar
Autores: Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias
Editora Contexto, 2016