COMPARTILHE
Stephen Hawking
O físico no dia de sua formatura em Oxford

O ano de 2015 é o de Stephen Hawking na cultura pop. O físico inglês acaba de entrar para a seleta lista de cientistas cuja vida se tornou cinema, no drama A Teoria de Tudo, indicado ao Oscar e dirigido por James Marsh. De fato, não falta material cinematográfico na extraordinária vida do cientista. Nascido exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galilei, Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa, aos 21 anos. Apesar das dificuldades decorrentes de sua condição, ocupou por 30 anos o cargo de professor lucasiano na Universidade de Cambridge, uma das cátedras de matemática de maior prestígio no mundo, contribuiu para o estudo da natureza do tempo e do funcionamento dos buracos negros e, mais recentemente, fez aparições bem-humoradas na série televisiva The Big Bang Theory.


Por ocasião do lançamento do longa-metragem, o público brasileiro terá acesso à autobiografia Minha Breve História e ao livro que alçou Hawking dos círculos acadêmicos ao posto de um dos maiores ícones da ciência no século XX: o best seller Uma Breve História do Tempo.

Publicado originalmente em 1988, o livro parte da premissa de que o público em geral é, sim, curioso sobre o modo como o Cosmo opera. Questões como “de onde viemos” ou “por que o universo é como é” intrigam e encantam a todos – o que impede a maioria de buscar saber mais é a dificuldade de acompanhar as fórmulas e equações matemáticas que existem por trás de tais perguntas.

Assim, Stephen Hawking tomou para si o desafio de escrever um livro de divulgação científica para as massas, que “vendesse em livrarias de aeroporto” e abarcasse, ao mesmo tempo, a história do progresso dos conhecimentos da humanidade acerca do universo. O resultado desse esforço vendeu 10 milhões de cópias no mundo todo.

Dividido em 12 capítulos e com a revisão técnica do astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Amâncio Friaça, Uma breve história do tempo é uma oportunidade de inspirar os alunos do Ensino Médio a mergulhar cada vez mais fundo nos mistérios do tempo e do espaço.

Minha Breve História, de Stephen Hawking. Intrínseca, 2013.
Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking. Intrínseca, 2015.