COMPARTILHE

A menina Mariana vive em uma pequena cidade de Minas Gerais, e passa os dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. A medida que cresce, sonha em ver o mar.


Sem muito escolha, a menina deixa a terra natal e vai com os pais viver numa cidade de Mariana que sua xará. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o também seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessa o seu destino. A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana, que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?

A obra Mariana, da autora Ana Rapha Nunes, foi lançado em 2016, com nem um ano que a tragédia da cidade de Mariana assolou a vida de milhares de pessoas. A obra infanto-juvenil, lançada pela editora Inverso, apresenta uma história ambientada na cidade de Mariana, Minas Gerais, contando a tragédia ocorrida em novembro de 2015, pelos olhos de uma menina de doze anos, também chamada Mariana. Uma história sobre mudanças, perdas e superação, mas, sobretudo, uma história de sonhos e esperança. Mariana é uma obra carregada de emoção, que faz os jovens leitores refletirem sobre acontecimentos recentes da nossa história.