COMPARTILHE
Livro Cobra Norato
O Negrinho do Pastoreio, lenda afro-cristã contada no País

O travesso Saci-Pererê, o sábio Curupira, a encantadora Iara, a assustadora Pisadeira. Essas e mais um punhado de figuras emblemáticas do folclore brasileiro são apresentadas pelos versos cheios de ritmo da escritora Eloí Bocheco no livro Cobra Norato e outras miragens.


Fruto da imaginação dos povos do campo e da mata, os personagens e os mitos que os circundam revelam como elementos e seres do cotidiano brasileiro ganharam novos contornos sob o olhar folclórico.

É o caso do uirapuru, designação comum a diversas aves que vivem na região da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal, que inspirou um mito indígena sobre uma história de amor. Segundo a lenda, um exímio flautista chamado Catuboré se apaixona pela bela Mainá. Morto após ser picado por uma cobra venenosa, Catuboré se transforma no pássaro para que com sua melodia continue alegrando os dias de sua escolhida.

Ao mesmo tempo que introduz aos jovens leitores as lendas que povoam o imaginário de diferentes regiões do País e, portanto, as raízes de nossa cultura popular, transmitida de geração para geração, a obra é um convite ao universo da poesia e a todo encanto que o gênero literário pode provocar nas crianças com suas rimas e aliterações. O repertório ganha ainda mais vivacidade com as ilustrações do gaúcho Dane D’Angeli.

Livro FolcloreCobra Norato e outras miragens
Autor: Eloí Elisabete Bocheco
Ilustração: Dane D’Angeli
Habilis Press Editora, 2016