COMPARTILHE
Cena do filme "O Jardineiro Fiel"

A rotina do vestibulando resume-se a estudos constantes. São horas e horas de dedicação para aprender o máximo sobre diversas matérias e conteúdos. O processo, no entanto, não precisa ser enfadonho. Uma boa dica é unir o útil ao agradável desfrutando de bons filmes que podem, ao mesmo tempo, entreter e ajudar nos estudos.


Pensando nisso, Eduardo Dimas, professor de História da Stoodi, plataforma de videoaulas para estudantes em fase pré-vestibular, preparou uma lista com obras cinematográficas que retratam diferentes períodos históricos da civilização. Confira abaixo:

‘Adeus, Lenin’
O longa de Wolfgang Becker mostra as mudanças vividas pela Alemanha pós-queda do muro de Berlim, com a unificação do país e a implantação do capitalismo como sistema econômico. Isso tudo é retratado no filme com um pequeno detalhe: a Sra. Kerner (Katrin Sab), matriarca da família e socialista ativista, entra em coma antes da queda do muro. Quando ela acorda, seu filho Alexander (Daniel Brühl) tenta omitir as transformações vividas pelo país para evitar um choque.

‘O jardineiro fiel’

O longa, baseado no romance de John le Carré, aborda temas como a neocolonização britânica na África. Foi premiado como o melhor filme inglês de 2005 pela Associação dos Críticos de Cinema de Londres, além de receber quatro indicações ao Oscar. O drama conta a história de Tessa Qualyle (Rachel Weisz), uma ativista e defensora dos direitos humanos. Ela conhece o inglês Justin Wuayle (Ralph Fiennes), um diplomata interessado em botânica e jardinagem, durante uma conferência da ONU. Com o tempo, os dois se envolvem e assumem um relacionamento.

filmes historia
Cena do filme “Adeus, Lenin”

‘Olga’
O filme retrata o período da Intentona Comunista, movimento liderado pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e contrário ao governo de Getúlio Vargas. Olga Benário foi uma judia nascida na Alemanha e treinada para lutar em prol do comunismo na União Soviética – local onde conheceu Luís Carlos Prestes.

‘Diamante de sangue’
O longa aborda a Guerra Civil de Serra Leoa e retrata os conflitos ocorridos em solo africano. É contada a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-traficante, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo Mende. Quando a RUF (Frente Revolucionária Unida) vai até a aldeia e apodera-se de trabalhadores para as minas de diamante, Solomon consegue salvar sua esposa e suas filhas, mas seu filho é levado junto a outras crianças como soldados para defender o grupo durante a guerra.

‘O Lobo de Wall Street’
O nada discreto filme de Martin Scorsese conta a vida e ascensão de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um jovem destemido que sonha em fazer fortuna trabalhando na Bolsa de Valores de Wall Street. O longa consegue transmitir um retrato muito próximo dos abalos sentidos pela Bolsa nos Estados Unidos: assim que Jordan consegue uma vaga de corretor, ele vivencia uma queda brusca de ações e passa pelo Black Monday, 19 de outubro de 1987, quando houve queda de 22% na Dow Jones.

‘Hotel Ruanda’
O longa, baseado em uma história real, aborda o genocídio de 1994 e mostra o conflito travado pelos tutsis e os hutus. A história, dirigida por Terry George, conta a trajetória de Paul Rusesabagina, um africano da etnia dos hutus que salvou milhares de pessoas em seu país. Hotel Ruanda mostra como foi a participação de órgãos internacionais, por exemplo, a ONU. A instituição desistiu do país, salvado poucos e de maioria estrangeira.