COMPARTILHE
Foto: Joao Caldas

Se você tivesse um fax que na verdade é uma improvável máquina do tempo, quem você traria para uma conversa na sua sala de estar? Clara e Neto resolveram trazer personagens históricos brasileiros desde o período da colonização do Brasil até os dias de hoje.


Inspirado no projeto de Cao Hamburger, Teo Poppovic e Paulinho Caruso e dirigido por Tom Hamburger, a série “Canal da História” conta as aventuras dos adolescentes Clara (Letícia Fagnani) e Neto (Felipe Frazão) redescobrindo a história do Brasil de um jeito inusitado. Após encontrarem um fax abandonado que é também uma máquina do tempo, eles criam um canal de vídeos na internet para entrevistar personagens da história no estilo talk-show. Para Clara e Neto, dois jovens modernos, internéticos e amantes da história do Brasil, é hora de rever a história oficial brasileira dando espaço para novas vozes narrarem os (des) caminhos.

De Cabral à Getúlio Vargas, passando por Zumbi dos Palmares, Carmen Miranda e Mário Juruna, a história do Brasil é recontada e reconectada por meio da tecnologia. Com linguagem leve, o programa narra nossa história com humor e um conteúdo especialmente pensado para agradar e ensinar o público jovem, se afastando do formato convencional de ensinar História: sem rebuscamentos linguísticos, sem decoreba e narrando uma história do Brasil múltipla, diversa e mais democrática. O ponto forte da série é justamente ela dar voz a outros narradores, ao invés de contar a história a partir da perspectiva colonizadora, como é comum encontrar em livros didáticos.

A nova série é composta por 26 episódios de 12 minutos cada. Após a exibição no Canal Futura, parceira da produtora de Cao e Tom Hamburger, todos os episódios estarão disponíveis no futuraplay.org e no YouTube.