COMPARTILHE
Vacina H1N1

O que é a gripe H1N1?


É uma gripe causada por um vírus de nome H1N1. Também é conhecida como gripe suína, porque é uma doença normalmente encontrada em porcos. Mas esse vírus sofreu mutações e acabou contaminando os humanos.

Ela é diferente da gripe comum?

Sim. Ela apresenta sintomas bastante parecidos aos da gripe comum, só que mais fortes. A pessoa infectada pelo H1N1 tem febre alta, tosse, dor de garganta, calafrios e dores pelo corpo. Em casos mais graves, ela pode afetar as vias respiratórias e causar pneumonia.

Essa gripe mata?

Desde o início do ano, o País já registrou 71 mortes pelo vírus. O H1N1 é mais grave porque tem mais chances de causar complicações como a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), principalmente em crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas.

Como ela se espalha?

Do mesmo jeito que a gripe comum: saliva, contato e pelo ar.

Existe vacina contra o H1N1?

Existe. Mas ela é recomendada para as pessoas do chamado “grupo de risco”, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. É recomendável consultar um médico antes de tomar a vacina.

Acho que estou com essa gripe: o que faço?

Vá a um médico. Só exames de laboratório podem dizer com certeza se você está infectado pelo H1N1.

Saiba mais:

Google e Hospital Albert Einstein

Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo

COMPARTILHE
Artigo anteriorPrêmio estimula participação feminina na Ciência
Próximo artigoBiblioteca digital reúne acervo acessível a deficientes visuais
O Me Explica é um site que fala sobre as notícias de um jeito fácil de entender. Fundado pelo jornalista Diogo Antonio Rodriguez, sua missão é apresentar os princípios do bom jornalismo a todos os cidadãos. Quer mandar uma pergunta? Escreva para [email protected]