COMPARTILHE
Créditos: University of Illinois Springfield/Flickr

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições para o projeto “Meninas Super Cientistas”, iniciativa direcionada a meninas estudantes de escolas públicas e privadas que cursam o Ensino Fundamental II. As inscrições vão até o dia 5 de maio.


São ofertadas 50 vagas – 35 para a rede pública e 15 para a rede privada – para que as estudantes possam participar de oficinas, palestras e atividades práticas em várias áreas do conhecimento. O percurso será ministrado por um grupo de professoras e alunas da universidade, com o objetivo de incentivar as meninas a seguirem por esse caminho profissional.

As interessadas em participar devem se inscrever pela página do projeto Meninas Super Cientistas no Facebook. O formulário de inscrição será divulgado em breve, segundo informações dos organizadores. O curso é gratuito.

Leia Também:
Mais meninas nas Ciências

As atividades terão foco nas áreas STEM (termo em inglês que se refere às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) devido ao baixo número de mulheres nestas áreas.

Os encontros serão realizados em quatro sábados de junho (01/06, 08/06,15/06, 29/06) nas dependências da Unicamp. Até o momento, já estão confirmadas uma oficina sobre paleontologia, uma palestra sobre robótica, além de visitas ao Museu Exploratório de Ciências e ao MAAs Museu Aberto de Astronomia.

O “Meninas Super Cientistas” se inspira no projeto “Meninas com Ciência”, realizado por mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional na UFRJ, que teve início em 2016 e neste ano realizará sua 5ª edição.