COMPARTILHE
Créditos: Wikimedia Commons

Com informações do Jornal da USP


O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP divulgou a programação dos cursos oferecidos gratuitamente para professores durante o mês de abril. As atividades são desenvolvidas pela equipe educadora do museu, de forma a estreitar o relacionamento entre o equipamento e as escolas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (11) 3091-4905 ou pelo e-mail [email protected]

Após a formação, os professores podem retirar os materiais emprestados por 15 dias, para apoiá-los no desenvolvimento das atividades em suas instituições.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP está localizado na Av. Professor Almeida Prado, 1.466, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações no site http://www.mae.usp.br

Confira os cursos oferecidos:

Kit de Objetos Infantis Indígenas
11 de abril (quarta feira), das 9 às 12 horas
O material propicia o conhecimento de alguns aspectos referentes à socialização das crianças indígenas, por intermédio de desafios que envolvem várias habilidades: manuseio, observação, questionamento, investigação, comparação e reflexão que caracterizam a diversidade cultural dos povos indígenas.

Maquetes Táteis de Arqueologia Brasileira
16 de abril (segunda feira), das 9 às 13 horas
São apresentadas e utilizadas as maquetes de arqueologia brasileira. O material é composto de quatro kits educativos formados por maquetes táteis, objetos arqueológicos e uma publicação que busca aproximar os educadores e demais interessados com diferentes temáticas da arqueologia brasileira.

Ação Educativa no MAE. Teoria e Prática enfoque na Reserva Técnica Visitável
23 de abril (segunda feira), das 9 às 12 horas
São abordadas as metodologias empregadas, as teorias que embasam o trabalho, assim como os principais conceitos que norteiam a prática educativa desenvolvida pelo MAE. São discutidos todos os programas educativos em andamento e na ocasião são visitadas as exposições em cartaz do museu.

Kit Educativo de Arqueologia e Etnologia
24 de abril (terça feira), das 9 às 12 horas
O kit propõe desafios que envolvem o olhar, o observar, o manusear, o sentir, o relacionar, o questionar, o investigar e o comparar, além de desenvolver atitudes que permitem a cada um perceber-se sujeito na produção cultural que nos cerca. O material é composto de objetos arqueológicos de diferentes partes do País e objetos etnográficos de diferentes grupos, contribuindo com a discussão sobre a diversidade cultural ao longo do tempo e do espaço.

Kit Educativo de Arqueologia do Mediterrâneo
25 de abril (quarta feira), das 9 às 12 horas
Os kits são formados por réplicas miniaturizadas de artefatos, estátuas e cerâmicas encontradas em cidades da Grécia antiga e por publicações feitas pelo Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca).