COMPARTILHE
Créditos: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Memorial da Resistência de São Paulo vai oferecer de 23 a 27 de julho o curso intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania.


De caráter introdutório, o curso tem o objetivo de promover a iniciação na aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências, o embasamento reflexivo para a cidadania ativa e a elaboração de projetos educativos no âmbito da Educação em Direitos Humanos (EDH).

O conteúdo será estruturado em três eixos orientadores: 1) saber curricular: com conteúdos formais específicos do ponto de vista conceitual, histórico, filosófico e normativo; 2) saber pedagógico: metodologias educativas para processos formativos em direitos humanos; 3) saber experiencial: vivência cotidiana, sensibilização e coerência ética frente aos direitos humanos.

Leia Também:
Como trabalhar os direitos humanos?
Os direitos humanos nas escolas

A abordagem teórico-prática será desenvolvida por meio de aulas e mesas-redonda, grupos de trabalho, oficinas de projetos educativos e mini mostra de museus, momento em que instituições museológicas apresentarão o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação em Direitos Humanos.

A iniciativa é direcionada a educadores formais e não formais de organizações não governamentais, instituições culturais, projetos socioeducativos, movimentos sociais entre outros, além de profissionais que atuam em instituições de segurança pública na área de capacitação ou formação.

O curso, gratuito, dispõe de 100 vagas que devem ser preenchidas a partir de uma inscrição prévia, válida até o dia 7 de maio. Os participantes terão que cumprir uma carga horária de 38 horas, sendo as aulas de segunda à sexta, das 09h30 às 18. Ao término do percurso, diante de presença mínima de 80%, os participantes recebem certificado. Mais informações pelo email
[email protected]