COMPARTILHE
Aula Física
Alunas na edição do ano passado do evento internacional Masterclass

Nos dias 14, 21 e 22 de março, ocorre no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo, o evento internacional Masterclass, que propõe para estudantes e professores do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, a experiência de vivenciar a rotina de um físico. O intuito é despertar o interesse dos jovens pelas ciências e desmistificar a Física.


Organizada pelo Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (Sprace), a atividade durará dois dias e contará com palestras sobre Física de Partículas e exercícios práticos.

Em uma delas, os alunos terão a oportunidade de realizar a análise de dados produzidos pelo LHC (Grande Colisor de Hádrons) do CERN, o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo, situado na fronteira entre a França e a Suíça.

Masterclass

Posteriormente, as conclusões do experimento serão debatidas por meio de uma videoconferência com estudantes de outros países que também estarão participando do MasterClass. Além do Brasil, participam jovens da Irlanda, Itália, Croácia, Israel, Turquia e Hungria.

Sandra Padula, professora do IFT e organizadora do evento, conta que para a edição deste ano haverá ainda uma visita virtual guiada ao Detector CMS, um dos quatro experimentos realizados no LHC. A visita será conduzida ao vivo e em português por pesquisadores que se encontram no CERN.

A participação das escolas no evento acontece por meio de convite. “Começamos com duas escolas em 2008 e fomos gradualmente crescendo em número de escolas e, principalmente, de participantes, sempre adicionando atividades extras e novidades. Hoje, temos dois grupos, o primeiro com professores parceiros mais experientes, que já tinham participado do MasterClass, e o segundo, com escolas e professores iniciantes”, conta Sandra.