COMPARTILHE

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas municipais e estaduais da educação básica têm até o dia 29 de setembro para se inscrever na ação de reconhecimento do projeto Comunidade de Aprendizagem, Escola de Qualidade para Todos e para Cada um.


A ideia é selecionar, valorizar e disseminar práticas escolares que envolvam a “participação educativa da comunidade”, “práticas inclusivas” e “aprendizagem dialógica”, temas alinhados aos conceitos do Comunidade de Aprendizagem, projeto do Instituto Natura que entende a escola como agente transformador da comunidade.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário de participação disponível no site do projeto. No ato, é necessário responder a uma das perguntas, de acordo com a temática da ação:

1) Quais espaços de diálogo existem na escola para que os estudantes expressem suas ideias, pensamentos e sentimentos sobre assuntos como: amor, preconceito, machismo, questões de gênero, solidariedade, relação entre pares, etc.? Como acontecem esses momentos de diálogo?

2) Quais estratégias são realizadas na escola para buscar a equidade, ou seja, para superar a diferença entre os níveis de aprendizagem dos estudantes? Descreva como acontecem.

3) Quais são e como são organizados os espaços de participação da comunidade na escola para a tomada de decisões em parceria com a equipe escolar? Como participam dos espaços de aprendizagem junto aos estudantes e avaliam a educação oferecida para planejar mudanças na escola?

Serão selecionados dois vencedores que terão direito a prêmios como: participação no Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo e participação em um curso de Certificação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem.